ENTÃO É NATAL

Nossa História

Nossa História

A nossa escola foi fruto dos ideais de melhoria para a população, trazida pelo saudoso Professor Américo Gonçalves Faleiro com o apoio da comunidade que fizeram doações e mutirões ao lado do idealizador. Enquanto pertencia a CENEG, se chamava Ginásio Professor Vasco dos Reis, Colégio Comercial e Colégio Normal de Firminópolis.
Um incidente acabou tirando a vida do Professor Américo...
A comunidade achou por bem homenageá-lo, dando seu nome a esta escola, que é orgulho de todos que por aqui passaram, estão passando e ainda passarão: “Colégio Estadual Américo Gonçalves Faleiro”.
Saudoso professor Américo que aqui chegou em 1958, homem culto, Odontólogo, Advogado, Major do Exército Brasileiro, Professor e acima de tudo, um bem-feitor Firminopolino.


FIRMINÓPOLIS
Por volta do ano de 1933, num lugar conhecido como fazenda São Domingos alguns moradores da região se reuniram nas manhãs de domingo, sob um rancho, para celebrar a fé Católica.
A povoação originou-se, em 1940, com a doação por Manoel Firmino dos Santos, de uma área de terras para formação do patrimônio, iniciando-se com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, Padroeira local.
Com a vinda das famílias Araujo, Borges e Machado, atraídas pela fertilidade das terras, o povoado atingiu notável desenvolvimento tornando-se conhecido como "Firminópolis", numa reverência ao fundador, Manoel Firmino dos Santos.
Pelo seu rápido e expressivo progresso, obteve a emancipação politico-administrativa, passando diretamente de povoado a município, pela Lei Estadual nº 174, de 07/10/1948, desmembrando-se de Paraúna.

Gentílico: Firminopolino(a).